Entrevista exclusiva com Marcelo Teixeira



Este blog conseguiu respostas a algumas perguntas sem resposta ao torcedor santista sobre o ex-mandatário do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira.

Atualmente, Marcelo Teixeira trava judicialmente batalhas com o clube que dirigiu por 9 anos, o ex-mandatário já conseguiu a penhora do Centro de Treinamento Rei Pelé, pertencente ao Santos usado pelas divisões de base Santista, a Vila mais famosa do mundo, Vila Belmiro e quer agora o bloqueio das contas do Santos até que seja saldada uma soma de R$: 17,5 milhões de divida do clube com o ex-mandatário.

A entrevista exclusiva foi concebida pelo ex-mandatário via e-mail, em 31 de outubro de 2010. Não foram abordadas somente questões sobre a atual batalha entre Nova Diretoria e ex-mandatário, mas também, perguntas que caíram no esquecimento da mídia e que deixavam os torcedores sem resposta.

Segue abaixo perguntas e respostas:

DouglasGalvan – “Com todos esses processos e essas batalhas judiciais que trava com o Santos Futebol Clube, como o senhor acha que está a sua imagem perante o torcedor do clube que foi presidente durante quase10 anos?”

Marcelo TeixeiraTenho uma linda história no Santos FC. Sou torcedor oriundo das arquibancadas, fui criado e educado no respeito e no amor, principalmente levado pelo meu querido pai, Milton Teixeira, grande exemplo de dirigente esportivo. Assumi o Santos FC em janeiro de 2000, com apenas 14 jogadores de baixíssimo nível no plantel, um clube sem nenhuma infra-estrutura, vivendo de seu glorioso passado da década de 60, com uma filosofia arcaica, desmoralizado por denúncias de corrupções, desacreditado por sua adormecida torcida pela longa ausência de títulos, quase 20 anos sem conquistas expressivas no cenário futebolístico nacional e internacional. Foi duríssimo este começo, mas contava com as bênçãos e luzes de Deus. Investimos pesado trazendo excelentes atletas para motivar nosso torcedor e em menos de 6 meses fomos vice-campeões paulistas, chegando a final do Paulistão de 2000 após mais de 15 anos de sofrimentos. Criamos uma mentalidade profissional em todos os departamentos, principalmente na base, visando renovar o plantel e revelar novos craques. Contratamos jogadores jovens, como Elano, Alex, Fabio Costa, Leo, Renato, André Luiz, dentre outros, que despontaram 2 anos depois no título de 2002, o mais marcante após a década de ouro dos anos 60. Apenas diante deste começo, posso assegurar que não serão os 3 processos judiciais que prejudicarão minha história de títulos, de vitórias, de conquistas da auto-estima e do resgate do torcedor santista. Minha administração sempre foi pautada por ações transparentes de um dirigente sem nenhum envolvimento com futebol e sim compromissado pela verdade, pela justiça e pelo amor ao Santos FC. Estes processos foram decorrentes da intransigência da atual administração em não dialogar e discutir democraticamente estes assuntos, para o bem da agremiação. Nunca exigimos o retorno imediato de nossos recursos financeiros, apenas queríamos respeito e atenção desta gestão, fato ignorado até os dias atuais por seus dirigentes. Esperei 10 meses para que resolvessemos civilizadamente, amigavelmente, todas as situações para não prejudicar a imagem e os planos financeiros da instituição, mas infelizmente nunca fui reconhecido, nem tão pouco chamado para um diálogo.”

DouglasGalvan – “Você atualmente já procurou a diretoria do Santos Futebol Clube para negociar a dívida entre você e o clube? Qual foi a resposta obtida?”

Marcelo Teixeira“No início do ano, mesmo após as eleições, mantivemos vários contatos, tentei de todas as formas, junto com uma equipe de trabalho, um entendimento, após o período de março, nunca mais conseguimos os contatos.”

DouglasGalvan – “Durante a sua gestão, o Santos foi bi-campeão do campeonato brasileiro, teve a geração de Robinho e Diego, as dificuldades, o quase rebaixamento dentre outros fatos marcantes na história do clube. O que foi feito com o dinheiro arrecadado da geração Robinho e Diego?“

Marcelo Teixeira“Todos os investimentos das equipes vencedoras, fomos bi-campeões brasileiros-2002/2004, vice-campeões brasileiros-2003/2007, campeões paulistas-2006/2007, vice-campeões paulistas-2000/2008, participamos de 5 Libertadores de América-2003/2004/2005/2007/2008, sendo em todas elas disputando até as fases decisivas da principal competição sul-americana, recuperamos a Vila Belmiro, adquirimos equipamentos para os setores administrativos e esportivos, construímos os 2 Centros de Treinamentos, Rei Pelé e Meninos da Vila, equacionamos pagamentos de dívidas do clube, dentre tantas outras obras e melhorias em nossa Administração. Apenas quem não conhecia o Clube deve desconhecer como ele era e como nós deixamos ao final de nossa gestão. O mais importante foram os planejamentos bem executados, a manutenção de equipes fortes, competitivas e renovadas por atletas a nível de seleção, como o Zé Roberto, entre outros. Mantivemos no elenco, mesmo após a conquista do campeonato brasileiro de 2002, todos os craques daquela geração durante mais de 3 anos no Clube, quando nos sagramos vice-campeões da Libertadores da América. Nossa prioridade nunca foi vender jogadores, não éramos mais balcões de negócios, vendemos jogadores desta fase quando não podíamos mais segurar, porque pela Legislação esportiva brasileira podíamos perder seus direitos sem ter nada recebido. Nestes últimos 4 anos, novamente investimos em jogadores jovens, sem ter a prioridade de vender nenhum de nossos talentos para que os frutos fossem novamente revelados em 2010, como Neymar, Paulo Henrique, Felipe, Rafael, Pará, Edu Dracena, Wesley, André, dentre outros, que foram lançados e são ídolos da nova geração de Meninos da Vila. Nossa Administração foi responsável pelas duas gerações de ouro desta década, demonstra o sucesso e o acerto das medidas adotadas nos últimos anos. Poderíamos ter muitos recursos financeiros em caixa, mas o Santos FC não é banco, é uma instituição de esportes, cujo maior Patrimônio são seus atletas e suas conquistas no Memorial das Conquistas. Nós conseguimos os unir os propósitos de títulos, vitórias, conquistas, e ativos valorizados para futuras vendas. Com apenas 1 venda dos atuais Meninos da Vila, pagamos os compromissos e reinvestimos em novos planos, aí deverá ter competência e capacidade como tivemos nos últimos anos.”

DouglasGalvan – “Em 2008 e 2009 o clube lançou Paulo Henrique Ganso no time titular, é verdade que o senhor não acreditava no potencial do jogador e vendeu cerca de 50% do seu passe por U$: 20 mil dólares?”

Marcelo Teixeira “Sempre acreditamos nesta geração, pergunte aos próprios atletas e seus familiares de como eles foram tratados nestes últimos 7 anos, desde que chegaram no Clube. Inteligentemente, usamos muito bem a legislação Esportiva, foi assim com a geração de 2002, assim como a de 2010. Para segurar os atletas, sem serem tirados precocemente do Clube, devemos negociando seus contratos para elevar a multa contratual. Quando negociamos os seus %s, mantemos os direitos federativos presos ao Santos FC, sem que o Clube perca os maiores %s. Temos 45% do Paulo Henrique e vendemos quando, como e por quanto quisermos, foi assim com o Diego, com o Robinho, atualmente com o Wesley e André, quando a atual diretoria estipulou um valor mínimo para a venda e assim aconteceu. Aliás, entendo precoce as vendas destes jogadores, deveriam, no mínimo permanecer até a Libertadores de 2011.”

DouglasGalvan – “ Há muitas conversas de que parte do dinheiro da geração Robinho o senhor investiu na sua instituição, a faculdade Santa Cecília, o que o senhor acha disso?”

Marcelo Teixeira“Nunca ouvi esta piada, todos os recursos estão nos Balanços Patrimoniais, aprovados e conferidos por todos os conselheiros.Deve partir de pessoas irresponsáveis e sem o menor conhecimento da vida diária do Clube. Minha educação não permitiria tirar um centavo do Clube, ao contrário, estou para conhecer alguém que disponibiliza os seus próprios recursos, de sua família, de trabalhos profissionais de mais de 50 anos de atividades na cidade para corajosamente colocar em um clube de futebol. Minhas viagens a serviço do Santos FC sempre foram pagos por mim, nunca utilizei veículos do Santos, sequer para acompanhar os jogos de futebol. Fiquei durante 10 anos no Clube, sempre fui muito respeitado por minhas ações. “

DouglasGalvan – “ Por que em sua administração em 2009 fez empréstimos ao banco Safra e colocou o seu nome e o de sua irmã como fiadores?”

Marcelo Teixeira“Foi uma forma de manter os investimentos e planejar os pagamentos sem a necessidade de vender precocemente os jogadores.”

DouglasGalvan – “Como foi feita a negociação do atleta Rodrigo Tabata? Muitos dizem que desse dinheiro nada entrou nos cofres da vila, como explica isso?”

Marcelo Teixeira“Parte dele não entrou mesmo, faltam ainda parcelas a serem pagas pelos clubes. O Santos deve acionar a FIFA para os devidos recebimentos.”

DouglasGalvan – Porque o patrocínio do Santos era um valor tão baixo, pra uma marca 'bem estampada' na camisa?”

Marcelo Teixeira“Muito pelo contrário, nossos valores sempre foram muito bons, comparados aos negócios das demais agremiações. Inovamos e fomos pioneiros no marketing esportivo. Aguardarei a apresentação dos Balanços deste ano de 2010, compararei e poderei informar os valores das gestões.”

DouglasGalvan – “Porque durante a sua gestão, o Santos praticamente não tinha ações de marketing ou se tinham porque era tão fraco?”

Marcelo Teixeira“Nossas ações sempre foram muito fortes, fomos exemplos de ações e ganhamos prêmios pioneiros para um Clube de futebol. Nossa equipe era muito profissional e competente. Alcançamos resultados surpreendentes.”

DouglasGalvan – Porque durante a sua gestão, o número de associados por ano era tão baixo?”

Marcelo Teixeira“Assumimos tínhamos 2.250 associados pagantes. Em 2009, deixamos o Santos FC com 27.500 associados.”

DouglasGalvan – “Durante a sua gestão houve algum apoio a torcidas organizadas do Santos Futebol Clube? Houve algum beneficio para elas?”

Marcelo Teixeira“Sempre tive o apoio do quadro associativo, vencemos em todas as urnas, em todas as eleições com margens altas de diferenças. Assim como com as torcidas organizadas. Até hoje, graças a Deus, tenho a admiração, o respeito e o carinho do torcedor santista. Aliás, também das demais torcidas.”

DouglasGalvan – “Porque durante a sua gestão a base do Santos Futebol Clube era totalmente fatiada e retalhada por empresários?”

Marcelo Teixeira“Muito pelo contrário, não temos a participação de empresários na Base do Clube. O Santos possui de 60 a 80 % de seus direitos. Os demais pertencem a famílias dos atletas.”

DouglasGalvan – “Hoje, o Santos tem parceria com o grupo de investidores DIS, que foi selada em seu mandato. Durante a sua gestão quais eram as propostas do grupo de investidores DIS ao Santos? E o que levou ao Santos fazer parceria com esses investidores?”

Marcelo Teixeira“O Grupo DIS é diferenciado. Veja em um simples exemplo: nesta negociação do Neymar, 40% dos direitos federativos pertencem ao DIS, que adquiriu diretamente a família do atleta e fez com que o Neymar renovasse com o Clube por mais 5 anos. Deu uma estabilidade financeira, possibilitando que a família não tenha um desespero em sair imediatamente do Brasil. Quando surgiu a proposta do Chelsea, se fosse outro parceiro exigiria a venda imediata do jogador, fazendo a sua cabeça e de sua família para ter o ressarcimento dos seus investimentos. Ele não procedeu assim e mais uma vez, provou sua honestidade com os interesses do Santos FC. Precisamos de parceiros assim.”

DouglasGalvan – “Ainda há algum vinculo entre você e o Clube?”

Marcelo Teixeira“Muitos, ninguém conseguirá apagar minha história, mesmo estes caluniadores que querem prejudicar minha imagem não conseguirão, porque a memória e a ligação do torcedor comigo são muito fortes. Eles me conhecem e são poucos, muito poucos, que se impressionam com estas inverdades. Tenho na consciência o sentimento de dever cumprido. Sou Conselheiro Nato e continuarei colaborando no que for preciso e necessário com o alvinegro praiano.”

DouglasGalvan – “No futuro, pretende ainda se candidatar a presidência do Santos novamente?”

Marcelo Teixeira“Não tenho planos de candidaturas, não postulo cargos, minha vida e minhas prioridades estão voltadas para o Santa Cecília, para minha família e meus trabalhos benemerentes.”

Há muitas controversas. Notícias da mídia divergem com a palavra do ex-mandatário Marcelo Teixeira. Não se sabe ao certo no que vai dar essa batalha entre Teixeira e a atual diretoria, de fato, Marcelo Teixeira tem uma grande e marcante história pelo Santos Futebol Clube, mas esses episódios jurídicos e capitais tendem a degradar mais ainda a imagem do ex-mandatário alvinegro.

Deixo meus agradecimentos a ele por ter me concebido a entrevista.


Colaborador especial: SantosAmorMaior

Um comentário:

@regoulart disse...

Bela Reportagem Douglas, Parabens pela matéria. Acho que voce sou o primeiro a conseguir uma entrevista com o ex-mandatario.

Postar um comentário